18 Jul

Receita Macarons

Por Lia Quinderé em 18/07/2012 às 11h14m

» Comentários (6)

MENU DU JOUR
MACARONS

À pedidos!!!
Macarons são doces de origem francesa que tem em sua composição farinha de amêndoas. É um doce que surgiu na região de Lorraine (França) e que ganhou fama nos últimos anos. São coloridos e lembram os bem casados (embora o gosto seja bem distinto), pelo fato de serem duas partes que se unem pelo recheio. Podem ser feitos em qualquer sabor. A criatividade é quem manda! São lindos e gostosos, e estão, cada vez mais, aparecendo nas recepções mais chics do mundo! Espero que gostem da receita!

Produtos que você vai usar:

Massa:
250 g de farinha de amêndoas
250 g de açúcar de confeiteiro impalpável
250 g de açúcar cristal
200 g de clara de ovo

Recheio:
1 litro de leite

2 ovos
8 gemas de ovo
280 g de açúcar
110 g de amido de milho

Prepare assim:

Massa

Comece peneirando a farinha de amêndoas com o açúcar de confeiteiro e reserve. Em outro recipiente, misture a clara de ovo com o açúcar refinado. Leve a tigela para o banho-maria e misture sem parar, até perder a viscosidade. Depois bata essa mistura até ficar bem firme. Adicione corante rosa (ou a cor que você preferir). Com o auxílio de uma espátula junte a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro, já peneirados. Faça isso delicadamente, até que a massa fique brilhosa. Coloque essa mistura em um saco de confeiteiro e pingue sobre uma assadeira bem untada. Leve a assadeira para um forno pré-aquecido a 100 graus por 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme.

Recheio

Ferva o leite. Bata os ovos, com as gemas o açúcar e a maisena. Quando o leite subir, acrescente a mistura dos ovos. Mexa com o fouet (batedor de ovos de arame). Quando aparecerem bolhas na mistura, apague o fogo e bata até esfriar.

Montagem

Recheie os macarons com o creme de confeiteiro e morangos frescos. Feche as duas partes, unindo-os ao creme.
Voilà!
Bon Appétit!!!

DICA DA CHEF

1.Você pode substituir o recheio de morangos por qualquer outro sabor. Pistaches, framboesa, chocolate, etc.
2.O forno não deve estar muito quente.
3.Tenha paciência. Talvez você não consiga de primeira, mas vale à pena persistir!!

Os mais famosos do mundo são os macarons da Ladurée.

A Fauchon em Paris também tem Macarons maravilhosos…

No Brasil tem os da Sucré, claro!!! Rsrsrsrs

Tags: , , , , ,

Comentários

  1. MARIA APARECIDA BARBOSA diz:

    AONDE EU ENCONTRO A RECEITAS DO WAFFER QUE TEM NO SEU BLOGG,NAO ENCONTERI POR AQUI,EU TRABALHO NA ASSOCIACAO PESTALOZZI AQUI DE OURO PRETO NA PADARIA PEDAGOGICA E ME INTERESSO POR RECEITAS NOVAS DE BISCOITOS ,NA PROXIMA SEMANA VOU FAZER ESSE MACARONS,MUITO BOM,MUITO OBRIGADO.

    • Lia Quinderé diz:

      oi Maria Aparecida, o wafer geralmente compro pronto da Barion. Mas vou depois postar uma receita de como fazer em casa!! Obrigada por acompanhar o Blog!!! Espero contribuir pro seu trabalho!!! Bjos

  2. Lima Júnior diz:

    Olá Lia! Frequento a Sucré e adoro o seu trabalho. Tenho vários amigos que estudam na Cordon Bleu e eu pretendo estudar lá também, quando eu me formar em Engenharia! O seu site está maravilhoso! Parabéns! Agora só tenho uma pequena duvida! haha. Onde eu encontro as formas especificas para os Macarons?
    Bisou Bisou.

    • Mauna diz:

      Oi Lima Júnior!! que legal que vc quer ir fazer Cordon Bleu! Vale muito à pena!! Em relação à sua dúvida, não precisa de forma… vc viu a receita direitinho? Você vai fazer os macarons usando um saco de confeitar com bico redondo… pingando apenas a qtde que der pro tamanho do macaron que você quiser fazer… Vê lá como faz! Bjoos e obrigada por aparecer por aqui!!!

      • Lima Júnior diz:

        Olá! É que no final do passo-a-passo tem “desenforme”, daí fiquei na duvida, mas acho que agora entendi! Vou procurar um tutorial no youtube! hahaha
        Obrigado pela atenção.

Deixe seu comentário

Please type the characters of this captcha image in the input box

Please type the characters of this captcha image in the input box