14 Fev

Receita de doce de leite

Por Lia Quinderé em 14/02/2014 às 16h47m

» Comentário (0)

O doce de leite é um dos doces mais tradicionais do Brasil. Mas reza uma lenda que não foi por aqui que ele surgiu. Contam que na Argentina, em 1829, o governador de Buenos Aires, Rosas, estava prestes a assinar um tratado de paz com seu inimigo Lavalle. Haviam marcado um encontro na fazenda do governador. Lavalle chegou ao local e não vendo ninguém, deitou-se na cama de Rosas e adormeceu.

A criada de Rosas estava na cozinha fazendo ‘lechada’ um leite com açúcar fervidos juntos, bebida muito tradicional na localidade. Deixou o leite no fogo, pois havia escutado um barulho vindo dos aposentos do governador. Ao chegar lá, percebeu a presença do inimigo de Rosas e foi chamar os guardas. Ao retornar, lembrou-se que havia esquecido o leite com o açúcar no fogo por muito tempo, e percebeu que aquilo havia se transformado em um doce espesso e de cor caramelo.

O sabor do doce agradou muito ao governador, que pediu que a criada repetisse a receita diversas vezes. Dando fama assim ao “Dulce de Leche”.

Se surgiu na Argentina ou se surgiu aqui, ninguém pode provar. O importante mesmo é que a gente adora o doce e quer dar a receita dele pra você!

 Doce de leite

Produtos que você vai usar:

2l de leite
750g de açúcar cristal

Prepare assim:
Leve o leite e o açúcar ao fogo médio em panela funda, mexendo sempre até ferver. Depois da primeira fervura, abaixe o fogo e permaneça mexendo até obter um creme espesso de cor caramelo.
Voilà!
Bon Appétit!!!

Nível: Fácil

DICA DA CHEF
1.Você pode conservar o doce fora da geladeira em um pote hermeticamente fechado.
2.O tempo de preparo da receita é em média duas horas e meia.
3.Tenha paciência. Não tire do fogo antes do tempo. Ele pode não dar o ponto certo.
4.Não exagere no açúcar ou o doce virará rapadura.

Deixe seu comentário

Please type the characters of this captcha image in the input box

Please type the characters of this captcha image in the input box