24 Ago

Menu du Jour – Vancherin

Por Lia Quinderé em 24/08/2012 às 11h21m

» Comentários (4)

A confeitaria mistura técnica com criatividade, e a receita de hoje promete encantar não só o paladar, mas também aos olhos. O merengue foi inventado por um chef confeiteiro suíço, de origem italiana, no início do século XVIII e desde então faz parte da confeitaria do mundo inteiro. Existem os merengues suíços, italianos e os franceses. O francês é leve e delicado e deve ser levado ao forno para atingir a consistência correta, já o italiano é bem mais firme e serve para decorar e rechear tortas e doces. O suíço não é tão instável quanto o italiano e deve ser utilizado logo após o seu feitio. Os vacherins são ninhos de merengue que abrigam em seu interior algum tipo de recheio. Lembra muito os suspiros, mas não devem ser confundidos, porque a textura desse doce francês é bem mais leve. Bonne Chance (Boa Sorte) para os que vão se aventurar no feitio desses doces maravilhosos!

 

VACHERIN DE GANACHE COM NOZES  

Produtos que você vai usar:

Merengue:   01 kg de Açúcar de confeiteiro

05 Claras

01 colher de chá de baunilha

Ganache:   300 gramas de chocolate meio amargo

150 ml de creme de leite fresco

Para Decorar:   Nozes Anilina em pó dourada

 

Prepare assim:

Ganache: Pique o chocolate. Esquente o creme de leite até levantar a primeira fervura. Depois depeje em cima do chocolate e vá mexendo com uma espátula até derreter por completo o chocolate.

Merengue: Bata as claras com a baunilha e vá acrescentando o açúcar de confeiteiro aos poucos. Deixe bater até obter um merengue de consistência bem firme. Prepare um saco de confeitar com bico estrela largo. Em uma assadeira untada, faça pequenos ninhos com o merengue, em movimentos circulares. Polvilhe açúcar de confeiteiro e leve ao forno pré-aquecido. Deixe dourar em forno médio. Retire do forno e deixe esfriar. Coloque a ganache dentro dos vacherins e decore com nozes pintadas de dourado.

 

DICA DA CHEF

  1. Os vacherins ficam deliciosos com frutas vermelhas e creme de confeiteiro.
  2. Utilize na forma os tapetes anti aderentes de silicone. Eles facilitam nossa vida!

 

Voilà! Bon Appétit!!!

Tags: , , , , ,

Comentários

  1. Eliza Dias diz:

    Deve ser uma delicia Lia!! Tem na sucre? Prefiro experimentar o seu do que tentar fazer!! Kkkkk beijos

  2. Erica diz:

    Oi Lia, adoro suas dicas e receitas. Tenho uma dúvida nessa receitinha, como é a conservação dos Vacherins? posso fazer ate quantos dias antes do evento?

    • Lia Quinderé diz:

      Oi Erica! O Vancherin é como um suspiro. Tem uma durabilidade boa! Vc pode guardá-los fora da geladeira mesmo. Lembra só de fechar em um recipiente, pra não ficarem moles… Bjos e boa sorte!!

Deixe seu comentário

Please type the characters of this captcha image in the input box

Please type the characters of this captcha image in the input box