20 Nov

MENU DU JOUR – TRUFAS DE ORIGEM

Por Lia Quinderé em 20/11/2012 às 13h37m

» Comentário (0)

Trufa de Origem

A Bélgica é famosa por ter o melhor chocolate do mundo. Cinco razões fazem disto uma verdade. A primeira é a qualidade das sementes de cacao utilizadas por lá. A segunda é o cuidado que eles têm no processo de moer e torrar os grãos. A terceira razão é a qualidade dos ingredientes que utilizam, especialmente o açúcar, que é produzido na própria Bélgica. A quarta é a porcentagem de cacao utilizada. O mínimo permitido para se chamar de chocolate é de 35%, e a média que se pratica por lá é acima de 43%. E a quinta e ultima razão, é  a prática (know-how) e a paixão de todos os produtores de chocolate, seja do mais modesto artesão ao maior produtor industrial.

As invenções belgas vão das barras de chocolate, chamadas de “bâton” aos Pralines, que são bombons de chocolate recheados em formatos diversos. Ir à Belgica é “respirar” chocolate. Por onde se anda em Bruxelas, Brugges ou Anvers, se encontra pequenas e grandes chocolaterias. E o consumo de chocolate na Belgica é de 5,8 kg por ano por habitante, 1,5 kg a mais que os suíços, também famosos por seus chocolates.

A dica de hoje é uma Trufa tradicional belga, feita com chocolate de origem controlada, para quem gosta de culinária de luxo!

 

Trufas de origem

 

Produtos que você vai usar:

 

480g de chocolate 72% (de alguma origem que você encontrar, Oeste da Africa, São Tomé ou Venezuela)

320g de creme de leite fresco

Uma pitada de flor de sal

250g de chocolate ao leite para cobrir

200g de cacao em pó

 

 

Prepare assim:

 

Derreta o chocolate de origem em banho maria, acrescente o creme de leite morno, e a pitada de flor de sal, e mexa. Deixe a mistura na geladeira por duas horas. Após o descanso, forme bolas pequenas com as mãos e deixe-as por mais meia hora na geladeira.

Derreta o chocolate ao leite. Mergulhe as bolas no chocolate derretido, retirando o excesso com o garfo de fondar, e passe-as no cacao em pó. E voilà!

 

  Bon Appétit!!!

 

Nível: Médio
DICA DA CHEF

Os chocolatiers mais populares da Belgica são: Neuhaus e Leonidas. Os que estão em voga (os mais hypes ) no momento, são Pierre Marcolini e Stéphane Leroux. O que mais entende de chocolate, dizem que é o Dominique Persoone. E se você tiver a oportunidade de ir à Belgica, não deixe de visitá-los. E em Brugges, vá ao Museu do chocolate!

 

Sites para quem se interessar mais pelo assunto:

www.marcolini.be

 

www.neuhaus.be

 

www.dominiquepersoone.be

 

www.leonidas-chocolate.com

Tags: , , ,

Deixe seu comentário

Please type the characters of this captcha image in the input box

Please type the characters of this captcha image in the input box