21 Out

Menu du Jour – Mont Blanc

Por Lia Quinderé em 21/10/2013 às 15h14m

» Comentário (0)

Lembro-me da primeira vez que ouvi falar dessa sobremesa, através da minha mãe, que ao me levar à Paris, quando eu completara quinze anos, me disse que nós deveríamos ir à um café chamado Angelina, para ela matar o desejo de comer um Mont Blanc.

Naquela altura, Mont Blanc para mim era a marca de uma caneta famosa, que por sua vez tivera sido batizada com um nome que fazia referência à uma montanha fria européia.

Ao descobrir o Mont Blanc à que minha mãe se referia, caí de amores. Sempre que tinha a oportunidade, devorava uma inteira.
Esses dias, pensando em uma receita diferente, concluí: Porque esperar ir à França para comer um Mont Blanc? Porque não fazer uma versão abrasileirada e nordestina dele? Talvez mudássemos o nome dessa nova versão, para Guaramiranga?
Esquecendo a brincadeira e o trocadilho, vamos à minha receita de Mont Blanc, que ao invés de “marrons” leva a nossa castanha de caju.

 

MONT BLANC DO NORDESTE

Produtos que você vai usar:

Para o merengue:
04 Claras
0,5g de Cremor Tártaro
4ml de Baunilha
1g de Sal
185g de açúcar

Para o creme de castanha:
1,5kg de castanhas de caju trituradas
175ml de água
1 fava de baunilha
65g de açúcar

Para decorar: Chocolate e crocantes de chocolate

Prepare assim:

Merengues:
Pré-aqueça o forno a 120 ° C. Unte uma assadeira, e marque círculos de 5 cm. Bata as claras com o sal até espumar. Adicione o cremor tártaro e bata até ponto de neve mole. Junte 25 g de açúcar até neve firme. Junte o restante do açúcar e baunilha, misturando com uma espátula. Coloque no saco de confeitar com bico 8 e faça caracóis de 5 cm nas marcações. Asse por 1 hora ou até que o merengue fique firme ao toque.
Purê de castanhas:
Leve as castanhas ao forno pré aquecido à 190 ° C por 15 minutos, até dourarem. Em uma panela, despeje as castanha com água suficiente para cobri-las e com a fava de baunilha até ferver. Reduza o fogo, tampe e cozinhe por 25 a 30 minutos. Remova a baunilha (que pode ser lavada e reutilizada). Passe em um processador para obter um purê de castanhas. Ferva juntos os 175 ml de água e o açúcar para fazer uma calda fina, em seguida, deixe esfriar. Bata a calda com purê para torná-lo fino o suficiente para passar no saco de confeitar. Coloque em um saco de confeitar com bico 6.

Montagem:

Posicione o merengue no prato, e com o saco de confeitar faça o ninho de purê em cima do merengue. Decore com creme de leite fresco batido, ou com chocolates e crocantes de chocolate.
Voilà!

Bon Appétit!!!

Nível: Médio
Rendimento: 06 unidades

Tags: , , , ,

Deixe seu comentário

Please type the characters of this captcha image in the input box

Please type the characters of this captcha image in the input box