03 Set

Experiência D.O.M

Por Lia Quinderé em 03/09/2012 às 10h26m

» Comentários (6)

O que posso dizer da experiência de estar no 4º melhor restaurante do mundo? Todos os outros que já fui que me perdoem, incluindo o super Alain Ducasse, mas o D.O.M está na minha lista como o número 1 disparado até hoje.

Há tempos queria provar o menu do grande Alex Atala. Ressalto, grande, não por estar entre os 5 melhores do mundo, mas pela grandeza de espírito, humildade e simplicidade.

Fomos ao D.O.M, eu e parte da minha família. Iniciamos com um couvert que já mostrou como seria o restante do jantar: maravilhoso. Um mousse de alho, coalhada temperada, pães da casa e manteiga Aviação.

De entrada, pedi ostras empanadas, esferas de tapioca e ovas de salmão. Surpreendente. Aliás tudo no D.O.M é surpreendente. Os pratos são exóticos e utilizam sempre ingredientes brasileiros em suas composições. O lema do Alex é privilegiar o que temos aqui.  Três de nós pedimos esse prato e todos amaram!

A outra entrada pedida na mesa foi o Brandade de Bacalhau com tutano de boi. Muito suave, o prato também fez jus ao menu.

Harmonizamos com o Bramare, Malbec, da Viña Cobos, Mendoza. Muito bom vinho. Aliás a carta de vinhos é bem extensa, com vinhos distintos.

.

O prato que escolhi foi o Camarões glaceados com Fettuccine de Pupunha. Deixem-me explicar: O Fettuccine, são lascas de palmito pupunha que imitam a massa de trigo. Não é macarrão! É palmito. Ou seja, além de super saboroso, é muito saudável! Do prato, posso dizer que é maravilhoso. Os palmitos vêm de uma fazenda em Jaú, São Paulo, que tem uma produção sustentável. Os camarões são enormes, muito macios, cozidos no ponto certo.

Os outros pratos pedidos na mesa foram: Raia na manteiga de garrafa e tomilho limão, com mandioquinha defumada, brócolis e espuma de amendoim. A mistura do peixe, com a mandioquinha e o brócolis estava uma perfeição, coroada pela espuma, que dava o toque surpresa do prato;

O confit de pato ao vinho madeira e pimenta verde com purê de cará. O Cará é um tubérculo que lembra o inhame, mas não é a mesma coisa. É uma hortaliça. E o pato estava maravilhoso também. Aliás, tudo o que pedimos estava DIVINO.

De sobremesa, minha parte preferida, pedi o ravióli de banana com maracujá e sorbet de tangerina. Gente, me senti um nada nas minhas sobremesas hahaha. Tudo bem se sentir inferior ao melhor Chef do Brasil né?! Rsrsrs

 

A outra sobremesa pedida foi a Espuma de manga, com lascas de gengibre e tapioca. Estava deliciosa, leve…

Pedimos chá que vieram acompanhados de mini pâtisseries. Tudo maravilhoso.

No final, Alex veio nos cumprimentar com sua simpatia e simplicidade. Conversamos sobre o Ceará, Jericoacoara e o barco que tem na entrada do Restaurante, que ele trouxe da Amazônia. Muito simpático, humilde, merece estar onde estar.

A Experiência foi especial. Encontrei um super amigo, o Kato, que estava fazendo umas fotos para um evento que estava acontecendo no andar de cima do restaurante e espero poder repetir a experiência logo mais.

Quem quiser ir no D.O.M, a dica é fazer a reserva com antecedência. Em relação ao preço, gira em torno de R$ 400,00, o Menu degustação, sem bebida inclusa. E à la carte em média, em torno de R$ 150,00 cada prato.

Mais informações:
Rua Barão de Capanema 549 Jardins – São Paulo/SP – Telefone: (11) 3088-0761
Site: http://www.domrestaurante.com.br

Comentários

  1. Mariana Damasceno diz:

    Hummmm Lí, me sentí lá!!!
    Quando eu fui no D.O.M comí exatamente o fetuccine de camarão com pupunha e manteiga de vieira, se não me engano. E o Duca comeu esse pato. Já faz um tempinho, mas conseguí sentir o sabor novamente!!!

  2. Paula Selbach diz:

    Lia, sei exatamente a sensação… estive lá em 2010 com minha mãe e tb pedimos o menu degustação… a cada prato ligava pro meu pai, que estava aqui em Fortaleza vibrando conosco… hahaha… ele tb já esteve lá… uma experiência sem igual… beijos e parabéns pelo blog… tá lindo!!!

  3. Lia,

    Que bacana! Adorei saber da sua experiência no D.O.M
    Bjo!

Deixe seu comentário

Please type the characters of this captcha image in the input box

Please type the characters of this captcha image in the input box